web 2.0

terça-feira, 15 de junho de 2010

A evolução dos meios de comunicação no Brasil

Imagine como foi acompanhar os jogos da copa do mundo lá em 1930,
no primeiro campeonato Oficial ?

Pelo menos nas duas primeiras Copas do Mundo (1930-Uruguai e 1934-Itália), os jornais eram o único meio de acompanhar os resultados das partidas no Brasil. Apesar dos rádios já existirem, na primeira Copa não houve transmissão dos jogos e, na segunda, eram poucos os brasileiros que já tinham o aparelho.
Depois vieram os rádios, e por um bom tempo foi o meio mais utilizado pelos brasileiros para acompanhar as partidas durante as Copas do mundo de 1938 a 1966 (não houve competição em 1942 e 1946 em razão da Segunda Guerra Mundial). Já na década de 60, surgiram os aparelhos(rádios) portáteis, Que deram uma grande mobilidade e mais conforto para acompanhar os mundiais em qualquer lugar.

A Copa do Mundo de 1970, no México, pode ser considerada a primeira em que os televisores em preto e branco no Brasil ajudaram a acompanhar as partidas ao vivo. Quem ainda não tinha TV corria para a casa do vizinho para acompanhar os jogos. A Embratel fez na época a retransmissão do sinal em cores das partidas, em caráter experimental, mas o número de aparelhos com essa tecnologia no Brasil ainda era muito pequeno.
Só a partir da Copa de 1974, na Alemanha Ocidental, os televisores com imagens coloridas se tornaram mais populares e seu uso foi consagrado nas competições seguintes
Na década de 80, além dos televisores, o vídeo cassetes chegaram às casas dos consumidores. Pelas cinco Copas seguintes, pelo menos, a tecnologia se manteve como o recurso mais popular para deixar registradas as imagens dos jogos.
Os primeiros jogos durante a era online brasileira foram em 1998, mas a internet foi utilizada mais para acompanhar notícias do que propriamente para ver vídeos dos jogos. Para se ter uma idéia, o YouTube surgiu só em 2005 e, até esse ano, os vídeos em streaming ainda estavam melhorando de qualidade. Foi em 2002, ano do pentacampeonato, com mais pessoas conectadas via banda larga (embora até hoje o Brasil tenha um grande déficit de conexões), que os vídeos online foram ganhando espaço.

Ainda na Copa de 2002, foram os televisores de tela plana, mas ainda CTR (ou tubo) que levaram os jogos da seleção para a torcida brasileira. Até hoje é possível encontrar esses modelos à venda, com preços que giram em torno R$ 500

Os televisores com tela LCD e plasma ainda não eram febre no Brasil na Copa de 2006, mas alguns torcedores já tinha uma TV de tela fina em casa. Foi justamente na Alemanha que, pela primeira vez, as partidas foram transmitidas com qualidade digital. Mas no Brasil a transmissão do sinal de digital só aconteceria no ano seguinte: oficialmente, a TV digital emitiu seu primeiro sinal em dezembro de 2007
Agora a Copa-2010 terá a sua disposição as mais variadas tecnologias possíveis, a começar pelas TVs de LCD LED, novo tipo de tela que fez os aparelhos ''emagrecerem'' ainda mais na espessura (cerca de 3 cm) e melhorarem seu contraste e brilho.

Essa também será a Copa do sinal de TV Digital. Vai ser possível acompanhar a seleção brasileira com aparelhos portáteis, como a pequena televisão e outro dispositivo que já vem com o sinal digital, é o celular. Várias fabricantes lançaram modelos para atrair novos ''consumidores'': assim dá para acompanhar os jogos e ainda contar com a mobilidade, Além dos celulares, alguns aparelhos GPS também vêm com TV digital embutida.

Por último, não podiam ficar de fora os computadores e notebooks: alguns modelos já têm receptor para TV digital, mas para aqueles torcedores que não quiserem comprar uma máquina nova, é possível usar receptores USB de sinal digital, que podem ser instalados em qualquer PC ou notebook.

Será a Copa da África do Sul a das televisões com imagens em 3D? Por aqui, ainda não. Do total de jogos, só 25 serão captados em três dimensões pela Sony e, no Brasil, apenas uma emissora vai transmiti-los... em salas de cinema. Além disso, os aparelhos 3D acabam de ser lançados no Brasil e têm um preço fora do alcance da maioria dos consumidores por aqui


Mais definitivamente, essa será a Copa do Twitter: as redes sociais já existem há algum tempo, mas foi a partir de 2008 que o microblog despontou como o principal serviço de comunicação rápida no mundo e, agora em 2010, é mania entre muitos brasileiros.

2 comentários:

pedrogiorginiescobar disse...

Essa postagem nao explica nada!

Samuel S. Ferreira disse...

kkkkinfelismente tenho que concordar

Postar um comentário